Leucemia: descubra tudo sobre!

Leucemia: descubra tudo sobre!

Muito provavelmente você já ouviu sobre leucemia e ficou em dúvida sobre como diferenciar cada um dos tipos. Veja o texto que o Estratégia MED preparou para te ajudar! 

O que são leucemias?

A leucemia é uma doença maligna que acomete os glóbulos brancos e pode ser classificada como aguda ou crônica. Seus sintomas podem ser parecidos, por isso a epidemiologia e os exames complementares auxiliam no diagnóstico.

O que causa leucemia?

As causas de leucemias agudas podem ser exposição à radiação ionizante, ou a substâncias como benzeno, pesticidas e herbicidas. A doença também é encontrada com frequência em pacientes que já utilizaram previamente agentes quimioterápicos – como alquilantes e topoisomerase II -, ou que possuam síndrome de Down e outras anomalias congênitas e alterações genéticas. 

Já a etiologia das leucemias crônicas não é muito bem estabelecida. No caso da Leucemia Mieloide Crônica, a mutação do gene Philadelphia é a causa mais evidente. Na Leucemia Linfocítica Crônica, por outro lado, as causas não estão relacionadas à quimioterapia e à radioterapia prévias, mas conta com certa relação genética.

Tipos de leucemias

Leucemia Linfoide Aguda

É uma doença linfoproliferativa maligna clonal em que ocorre acúmulo de linfoblastos na medula óssea. É mais comum em crianças de sexo masculino. Possui etiologia desconhecida, mas pode estar relacionada a proto-oncogenes, translocações cromossômicas e fatores de transcrição.

Seus sintomas correspondem: 

  • Fraqueza e cansaço; 
  • Febre;
  • Infecções;
  • Sangramento de mucosas;
  • Linfonodomegalia; e 
  • Esplenomegalia.

Outros sintomas podem ser: dor óssea, aumento do ácido úrico, úlceras orofaríngeas, falta de ar e síndrome da veia cava superior. Ao realizar o exame físico, podem aparecer os seguintes elementos: 

  • Petéquias;
  • Equimoses;
  • Sangramento mucoso;
  • Hemorragia em fundoscopia;
  • Sinais de meningite; e/ou
  • Paralisia de nervos cranianos. 

Sintomas de sistema nervoso central podem ocorrer devido à invasão celular.

Esse tipo de leucemia possui prognóstico favorável. Na faixa pediátrica, a taxa de remissão completa é próxima a 95%, enquanto em adultos é de 60% a 85%. Entretanto, quando o paciente está na faixa de lactentes, o prognóstico é desfavorável.

Leucemia Mieloide Aguda

É uma doença mieloproliferativa em que há acúmulo de progenitores mielóides na medula óssea. Essa linhagem substitui o tecido hematopoiético normal e causa citopenia no sangue periférico.

Sua incidência aumenta proporcionalmente à idade, e é mais comum em pessoas entre 50 e 90 anos. Seus fatores de risco envolvem uso ou exposição a agentes químicos e síndromes genéticas

Já o quadro clínico depende dos subtipos mieloides. Geralmente apresentam:

  • Febre;
  • Fraqueza; 
  • Letargia;
  • Dor óssea;
  • Hipertrofia gengival; e
  • Hiperuricemia, com possível comprometimento renal.

Muitos apresentam a tríade de sinais e sintomas da falência medular: anemia, sepse neutropênica e plaquetopenia. No exame físico, são esperadas: palidez, adenopatia, hepatoesplenomegalia, petéquias, equimoses, hemorragia em fundoscopia e sangramento de mucosas.

Leucemia Linfocítica Crônica

É uma neoplasia que acomete células B monomórficas de tamanhos pequenos. Essas células envolvem o sangue periférico, medula óssea e linfonodos.

As características epidemiológicas dessa patologia são: países ocidentais, indivíduos brancos, homens e maiores de 50 anos. Dentre as leucemias, corresponde de 25% a 30% da frequência.

Cerca de 40% dos pacientes podem ser assintomáticos. A suspeita do diagnóstico pode acontecer por meio dos achados no exame físico, como:

  • Hepatomegalia;
  • Esplenomegalia;
  • Linfonodomegalia; ou 
  • Linfocitose no hemograma.

A linfadenopatia pode acometer cadeias cervicais, axilares ou supraclaviculares. Os linfonodos são de tamanhos variáveis e indolores. Já a esplenomegalia é de leve a moderada,  enquanto que a hepatomegalia é menos frequente, com disfunção hepática de grau leve

Leucemia Mielóide Crônica

É uma doença mieloproliferativa clonal, originada em uma célula progenitora multipotente. A idade de maior incidência é 53 anos, mas pode acometer outros grupos etários, como crianças.

Seu acometimento pode ocorrer em duas ou três fases. A fase inicial é a fase crônica, em que o paciente apresenta fraqueza, cansaço, dor abdominal, esplenomegalia e empachamento após as refeições.

A doença evolui espontaneamente para a fase blástica, com ou sem uma fase intermediária, ou a chamada fase acelerada. Nesse momento, não há diferenciação celular e apresenta predomínio de blastos, linfóides ou mielóides.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por meio do quadro clínico do paciente, do exame físico e dos exames complementares.

Na tabela abaixo você encontra os possíveis achados de exames complementares:

LeucemiaHemogramaMielogramaOutros exames
Linfocítica AgudaAnemia,Neutropenia,Plaquetopenia,Linfoblastos circulantesMedula hipercelular com predomínio de blastos de característica linfóideImunofenotipagem, por citometria de fluxo: blastos e sua diferenciação
Mielóide AgudaInfiltração da medula óssea por 20% ou mais de mieloblastosAspectos genéticos e moleculares;História prévia de mielodisplasia;Análise morfológica dos blastos.
Linfocítica CrônicaLinfocitose monoclonal B com fenótipo de LLC;Número total de linfócitos maior que 500.00 por 3 meses.Anemia, Neutropenia e PlaquetopeniaInfiltração linfocitária, geralmente acima de 30% das células medulares.Valores menores de linfócitos +Sinais e sintomas.
FISH* anormalidades cromossômicas podem ser detectadas
Mielóide Crônicaleucocitose com desvio para formas jovens até blastos, anemia, e contagem de plaquetas normal ou aumentadaAspirado de medula óssea: hipercelular, com maturação preservada.Biópsia de medula óssea: hipercelularidade.Cariótipo: cromossomo PhiladelphiaFISH* ou RT-PCR pesquisa do rearranjo BCR/ABL
* Hibridização in situ por fluorescência

Tratamento

Leucemia Linfoide Aguda

Seu tratamento é dividido em quatro componentes: indução, consolidação, manutenção e profilaxia do sistema nervoso central. A indução tem como objetivo destruir rapidamente a maioria das células tumorais. 

Na fase de consolidação, o tratamento permite reduzir as células leucêmicas em níveis mais baixos, ou até mesmo eliminá-las. Já em manutenção, usa-se drogas para que a medula permaneça sem células leucêmicas. O objetivo da profilaxia é tratar e prevenir a doença no Sistema Nervoso Central.

Leucemia Mieloide Aguda

O tratamento da LMA envolve suporte por meio da transfusão de hemoderivados e de antibioticoterapia. Além disso, também há, especificamente, o uso de medicações citotóxicas, com o objetivo de erradicar o clone leucêmico.

Leucemia Linfocítica Crônica

Como o curso clínico dos pacientes com LLC é variável, alguns podem nunca precisar de tratamento, enquanto outros, com o diagnóstico de doença agressiva ou localizada de rápida progressão, podem necessitar de tratamento imediato

Apesar de existir medicações para o tratamento, essa leucemia ainda permanece uma doença incurável.

Leucemia Mielóide Crônica

Na fase crônica, a indicação é transplante de medula óssea (TMO). O melhor prognóstico é em pessoas menores de 40 anos e aqueles pacientes submetidos ao TMO na fase crônica da doença.

Já a droga que pode ser utilizada é o mesilato de imatinibe, que deve causar uma redução do clone Ph-positivo. É preciso fazer uma análise hematológica aos 3 meses, uma análise citogenética aos 6 meses e, em seguida, uma análise molecular. 

Curso EMED

Agora que você aprendeu sobre leucemias e seus tipos, aproveite o blog do Estratégia MED para aprender os mais diversos temas da Medicina! 
Se você tem como objetivo entrar em uma Residência Médica ou ser aprovado no Revalida, não deixe de conferir o Curso Extensivo do Estratégia MED! Por meio dele você tem acesso a aulas e conteúdos exclusivos que lhe ajudarão a conquistar a sua aprovação. Não perca tempo, clique no banner abaixo e conheça a nossa plataforma!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também