Residência Médica SURCE: edital 2024, inscrições, vagas e mais!
Créditos: Estratégia MED e ARES – Apoio às Residências de Saúde

Residência Médica SURCE: edital 2024, inscrições, vagas e mais!


Como um dos maiores processos seletivos unificados da região nordeste e do país, a SURCE é a escolha de centenas de profissionais para garantir a vaga dos sonhos. Se você é um desses e está no meio de sua preparação para ingressar em uma das instituições participantes da seleção, confira o material abaixo preparado pelo Estratégia MED!

A SURCE

A Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará, a SURCE, também conhecida como PSU-CE, é, atualmente, a representação de 13 instituições hospitalares diferentes. O processo seletivo unificado do Ceará têm o objetivo de profissionalizar e tornar mais acessível os processos de Residência Médica no estado.

A SURCE é coordenada pela Universidade Federal do Ceará, mas toda a sua construção é em grupo. Possui apoio da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, de todas as escolas médicas do estado, sejam elas públicas ou privadas e, por fim há a participação dos hospitais do interior e da capital do estado.

SURCE
Universidade Federal do Ceará, uma das participantes do seletivo da SURCE. Foto: Divulgação UFC

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como é o processo seletivo da SURCE?

O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica ofertados pelas instituições participantes da SURCE é composto de duas etapas.

Na 1ª fase todos os candidatos inscritos são avaliados por meio de uma avaliação teórica e objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, com distinção em seu conteúdo entre as especialidades ofertadas. Para as especialidades de Acesso Direto, a prova objetiva é composta de 100 questões no modelo ABCD e distribuídas igualmente entre os conteúdos das cinco grandes áreas básicas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.

Para os programas com Pré-Requisito exigido, a prova é composta de 40 questões sobre a área tida como pré-requisito para o programa. Já para as especialidades de Áreas de Atuação e Anos Adicionais, a avaliação conta com apenas 20 questões.

Os candidatos que garantem no mínimo 50% de acertos na avaliação da primeira etapa são classificados para a 2ª fase composta pela Análise Curricular. O envio dos documentos necessários deve ser feito em período estipulado em edital.

Ações Afirmativas na seleção da SURCE 2024

Na edição de 2024, a SURCE implementou políticas afirmativas na sua seleção para residência médica. O item 6 do edital da SURCE estabelece as regras para pessoas com deficiência (PcDs) concorrerem uma das vagas reservadas, que correspondem a até 10% do total de vagas por especialidade em cada instituição – desde que o programa disponha de, pelo menos, 5 vagas na especialidade.

No caso da especialidade na instituição escolhida não se enquadrar nos critérios da ação afirmativa ou dos candidatos que a comissão da SURCE julgar incompatíveis com a condição de PcD, os candidatos serão realocados para a relação de ampla concorrência.

Para concorrer nessa modalidade, a pessoa com deficiência deverá manifestar esse interesse no formulário de inscrição. Ainda no período de inscrições, o participante deverá enviar laudo médico, seguindo as orientações dispostas no edital.

Já o item 7 do edital estabelece as regras de destinação de vagas para candidatos negros, que contarão com a reserva de até 20% das vagas por especialidade em cada instituição participante – desde que o programa disponha de, pelo menos, 3 vagas na especialidade.

Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá optar pela participação nessa condição no momento da inscrição – haverá um campo destinado para isso no próprio formulário. Ainda no período de inscrições, esses candidatos deverão gravar um vídeo individual e anexar à inscrição, como procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

Este vídeo, que será avaliado posteriormente por uma comissão especial da SURCE, deve seguir as orientações dispostas no edital, que determina os critérios de gravação.

Caso a especialidade/instituição não tenha vaga reservada para tal ação afirmativa, os candidatos concorrerão na ampla concorrência.

Como se inscrever no processo seletivo da SURCE?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da Plataforma ARES, mediante preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da taxa no valor atual de R$300,00 (especialidade/instituição). A SURCE torna possível o candidato se inscrever em mais de um programa.

Para o processo seletivo com ingresso em 2024, as inscrições foram realizadas do dia 4 de outubro até às 18 horas do dia 10 de outubro de 2023.

A instituição também ofereceu a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para os candidatos que apresentaram uma das seguintes condições:

  • a taxa de inscrição for superior a 30% (trinta por cento) do vencimento/salário mensal do candidato, quando não tiver dependente;
  • a taxa for superior a 20% (vinte por cento) do vencimento/salário mensal do candidato e ele possuir até dois dependentes;
  • a taxa for superior a 10% (dez por cento) do vencimento/salário mensal do candidato e ele tiver mais de dois dependentes;
  • o candidato declarar-se impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, devendo indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico;
  • comprovar ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007.

Candidatos que necessitassem de atendimento especial durante a primeira etapa precisaram também enviar a solicitação durante o ato de inscrição, indicar quais recursos seriam necessários e apresentar o laudo médico que justificasse o atendimento especial solicitado. O envio da documentação devia ser feito também durante o ato de inscrição a partir do upload dos documentos em formato JPG, respeitando as exigências previstas em edital.

Como será a SURCE 2024

Os editais da SURCE 2024 foram divulgados no dia 7 de setembro de 2023 na plataforma ARES e divididos entre os tipos de programas ofertados. Confira os documentos abaixo:

Cronograma SURCE 2024

  • Divulgação do Edital: 07/09/2023;
  • Solicitação de isenção da taxa: 11 e 12/09/2023;
  • Taxa de inscrição: R$300,00 por vaga (especialidade/instituição);
  • Inscrições: 04/10 a 10/10/2023;
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: até 11/10/2023;
  • Divulgação do local de prova: 30/10/2023;
  • Prova Objetiva: 02/11/2023;
  • Gabarito preliminar: 02/11/2023;
  • Recurso ao gabarito preliminar: de 3 até às 18h de 06/11/2023;
  • Divulgação do gabarito oficial: 14/11/2023;
  • Resultado final da Prova Objetiva: 14/11/2023;
  • Envio dos documentos para Análise Curricular: do dia 22/11 até 18h do dia 01/12/2023;
  • Resultado Preliminar da Análise Curricular: 04/01/2024;
  • Recursos ao Resultado da Análise: 05 até às 18h de 08/01/2024;
  • Classificação Final: 16/01/2024;
  • Divulgação da listaPrimeira Convocação: 16/01/2024; e
  • Início do programa: Março/2024.

Vagas SURCE 2024

A SURCE 2024 conta com 654 vagas para especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito, Áreas de Atuação e Anos Adicionais, sendo 15 vagas reservadas. Confira as vagas:

Acesso Direto

ESPECIALIDADEVAGAS
Anestesiologia19
Cirurgia Cardiovascular2
Cirurgia Geral45
Clínica Médica100
Dermatologia6
Infectologia5
Medicina de Emergência19
Medicina de Família e Comunidade54
Medicina do Esporte1
Medicina Intensiva20
Medicina Legal e Perícias Médicas3
Neurocirurgia3
Neurologia12
Obstetrícia e Ginecologia46
Oftalmologia8
Ortopedia e Traumatologia18
Otorrinolaringologia5
Patologia5
Pediatria57
Psiquiatria19
Radiologia e Diagnóstico por Imagem14
Radioterapia1

Pré-Requisito

ESPECIALIDADESVAGAS
Cancerologia Cirúrgica3
Cancerologia Clínica2
Cancerologia Pediátrica1
Cardiologia14
Cirurgia de Cabeça e Pescoço4
Cirurgia do Aparelho Digestivo4
Cirurgia Pediátrica2
Cirurgia Plástica6
Cirurgia Torácica2
Cirurgia Vascular4
Coloproctologia4
Endocrinologia7
Endoscopia4
Gastroenterologia6
Geriatria4
Hematologia e Hemoterapia4
Mastologia6
Medicina do Sono1
Nefrologia9
Neonatologia22
Neurofisiologia Clínica2
Pneumologia6
Reumatologia8
Urologia7

Anos Adicionais

ESPECIALIDADESVAGAS
Administração em Saúde2
Anestesiologia (R4) área de atuação dor1
Cardiologia (R3) ecocardiograma4
Cardiologia (R3) Hemodinâmica e cardiologia
intervencionista
1
Cardiologia Pediátrica2
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (R3)1
Cirurgia do Aparelho Digestivo (R3) área de atuação
transplante de fígado
1
Cirurgia Plástica (R4) – Ano adicional1
Cirurgia Vascular (R3) área de atuação em ecografia vascular
com doppler
2
Clínica Médica (R3)8
Endocrinologia Pediátrica (R3)2
Gastroenterologia (R3) área de atuação endoscopia digestiva3
Gastroenterologia Pediátrica (R3)1
Hematologia e Hemoterapia (R3) Transplante de Medula
Óssea
2
Hematologia e Hemoterapia Pediátrica (R3)1
Medicina de Família e Comunidade (R3) – Medicina Paliativa4
Medicina Intensiva (R3), Área de Atuação em Nutrição
Enteral e Parenteral
1
Medicina Intensiva Pediátrica3
Nefrologia Pediátrica (R3)1
Neurologia R43
Obstetrícia e Ginecologia R4 – Área de Atuação Medicina
Fetal
2
Obstetrícia e Ginecologia R4 Endoscopia Ginecológica4
Oftalmologia (R3) Transplante de Córnea1
Ortopedia e Traumatologia (R4)1
Otorrinolaringologia R41
Pneumologia Pediátrica (R3)1
Psiquiatria da Infância e Adolescência (R4)4
Psiquiatria Forense1
Reumatologia Pediátrica (R3)1

Instituições participantes SURCE 2024

Ao todo, são 28 instituições participantes na SURCE 2024, listadas a seguir:

  • Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia
  • Centro Universitário Estácio do Ceará – Campus Quixadá
  • Escola de Saúde Pública – ESP-REDE
  • Escola de Saúde Pública – ESP/REDE/HGF
  • Escola de Saúde Pública-Iguatu – ESP/IGUATU
  • Faculdade Estácio de Canindé – Estácio Canindé
  • Fundação de Ciência e Pesquisa Maria Ione Xerez Vasconcelos – FUNCIPE
  • Hospital da Unimed
  • Hospital de Brejo Santo
  • Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM
  • Hospital De Saúde Mental Professor Frota Pinto – HSMM
  • Hospital Geral de Fortaleza – HGF
  • Hospital Geral Doutor César Cals – HGCC
  • Hospital Geral Waldemar Alcântara
  • Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS
  • Hospital Regional do Ceará – HRC
  • Hospital Regional Norte – Sobral
  • Hospital São José – HSJ
  • Hospital Universitário Water Cantídio/Maternidade Escola Assis Chateaubriand – HUWC/MEAC
  • Instituto do Câncer do Ceará – ICC
  • Instituto Doutor José Frota – IJF
  • Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza – SCMF
  • Santa Casa de Misericórdia de Sobral – SCMS
  • Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza – SMS Fortaleza
  • Secretaria Municipal de Sobral – SMS Sobral
  • UNINTA – Centro Universitário INTA
  • Universidade de Fortaleza – UNIFOR
  • Universidade Federal Cariri – UFCA

Concorrência SURCE 2024

A edição com ingresso em 2024 da SURCE conta com 12.720 inscrições para mais de 650 vagas, lembrando que cada candidato pôde se inscrever em quantos programas desejasse. Confira abaixo as especialidades mais concorridas:

ESPECIALIDADESCONCORRÊNCIA
Anestesiologia71,63
Dermatologia68,5
Psiquiatria59,55
Oftalmologia56,5
Otorrinolaringologia53,4
Medicina do Esporte38
Neurocirurgia35
Cirurgia Geral34,08
Radiologia e Diagnóstico por Imagem31,14
Obstetrícia e Ginecologia29,26

A primeira etapa: Prova Objetiva

A primeira etapa da SURCE 2024 consistiu em um exame escrito objetivo de múltipla escolha, com quatro opções (ABCD) e só uma correta. 

Para as especialidades de Acesso Direto, cada questão valia 1 ponto e foram 100 questões divididas igualmente entre os conteúdos a seguir:

ÁREANº DE QUESTÕES
Clínica Médica20 questões
Cirurgia20 questões
Obstetrícia e Ginecologia20 questões
Pediatria20 questões
Medicina Preventiva20 questões
Questões referentes à Saúde Mental e Medicina de Urgência estarão contidas em 20% nas
especialidades definidas acima.

Algumas informações essenciais sobre a prova:

  1. Ela foi realizada apenas na cidade de Fortaleza;
  2. Seu início foi às 14h
  3. Duração máxima de 4 horas;
  4. O candidato precisou comparecer ao local de prova com antecedência de 1 hora; e
  5. Não foi permitido sair com o caderno de questões, mas esses documentos foram disponibilizados no site da ARES após a aplicação da prova, junto dos gabaritos preliminares.

Confira a correção, cadernos de provas e gabaritos clicando no botão abaixo:

A segunda etapa: Análise Curricular

Foram classificados para a 2ª fase todos os participantes que obtiveram no mínimo 50% de acertos na prova objetiva. Eles precisaram enviar, pela internet, todos os documentos solicitados no edital, no período de 22 até às 18h do dia 1º de dezembro de 2023.  

Nota e Resultado Final

A nota final do Processo Seletivo da SURCE é composta por 90% da pontuação final obtida na prova objetiva e 10% da nota final da análise curricular.

A primeira convocação acontecerá no dia 19 de janeiro. Vale lembrar que ambas as fases valem 100 pontos. Confira abaixo o cálculo: 

  1. Fórmula para a 1ª fase: N1D = (N1Ex9)
  2. Fórmula para a 2ªfase: N2D = (N2Ex1); e
  3. Fórmula para a nota final: NF = (N1D) + (N2D) = 100%.
  • N1E: nota da 1ª Etapa;
  • N2E: nota da 2ª Etapa;
  • N1D: nota definitiva da 1ª Etapa, correspondente a 90% (noventa por cento) da nota final;
  • N2D: nota definitiva da 2ª Etapa, correspondente a 10% (dez por cento) da nota final; e
  • NF: nota final do Participante.

Nos casos de empate em qualquer uma das fases do processo seletivo, os critérios usados para o desempate serão:

  1. Maior idade; 
  2. Maior nota individual no Exame Escrito (Objetivo) – 1.ª Etapa;
  3. Maior nota individual na Análise Curricular – 2.ª Etapa; e
  4. Caso o empate persista, poderá ser realizado um sorteio, com a presença dos participantes empatados, por meio do número de inscrição.

Notas de Corte SURCE

Confira as dez maiores notas de corte para aprovação na 1ª fase para as especialidades de Acesso Direto no processo seletivo da SURCE:

PROGRAMASINSTITUIÇÃONOTA DE CORTE 2024
DermatologiaUFC – HUWC81.0
AnestesiologiaUFC – HUWC80.0
AnestesiologiaIJF-SMS-FOR79.0
NeurocirurgiaIJF-SMS-FOR78.0
DermatologiaDona Libânia77.0
OtorrinolaringologiaUFC – HUWC77.0
AnestesiologiaHGF76.0
AnestesiologiaUFC – Sobral – SCMS76.0
Cirurgia GeralIJF-SMS-FOR76.0
OftalmologiaFUNCIPE76.0
OftalmologiaUFC – HUWC76.0
OtorrinolaringologiaHGF76.0
PsiquiatriaUFC – HUWC75.9
Cirurgia GeralHGF75.0
Cirurgia GeralHGCC75.0
Cirurgia GeralUFC – HUWC75.0
OftalmologiaHGF75.0
Radiologia e Diagnóstico por ImagemUFC – HUWC75.0
Radiologia e Diagnóstico por ImagemICC75.0
Radiologia e Diagnóstico por ImagemIJF-SMS-FOR75.0
NeurocirurgiaHGF74.0
PsiquiatriaHSMM74.0
Cirurgia CardiovascularHM – SESA73.0
Cirurgia GeralHGWA73.0
Clínica MédicaUNIMED-FOR73.0
Ginecologia e ObstetríciaSMS – Fortaleza73.0
NeurologiaUFC – HUWC73.0
PsiquiatriaSMS e AS Sobral73.0

Aproveite e confira também a relação completa de notas de corte da SURCE 2024!

Segundo edital SURCE 2024

A Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará (SURCE) publicou os editais de seu segundo processo seletivo para residência médica com ingresso ainda no 1º semestre de 2024. Os candidatos interessados terão entre 2 e 4 de março de 2024 para se inscreverem no processo seletivo. Confira os documentos:

Saiba mais sobre a seleção abaixo: SURCE divulga segundo edital para Residência Médica com ingresso em 2024

Como se preparar para a SURCE 2024

Se você está interessado na Residência Médica da SURCE ou em qualquer outro seletivo grande, então, priorize um método de estudo que seja eficaz e rápido. Por isso, a resolução de questões é uma prática essencial. Ao estudar por questões, seja com o Banco de Questões do Estratégia MED ou com os Sprints, os candidatos se familiarizam com o estilo da prova, calculam seu tempo de resolução e também identificam as matérias que mais exigem sua atenção. 

Aproveite e veja os depoimentos de alguns dos nossos aprovados na SURCE 2023:


Pietro Soldatelli Damo
2º Lugar em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Utilizou: Banco de Questões EMED

O Banco de Questões EMED sem dúvidas é o grande diferencial. Questões comentadas detalhadamente, item por item. Além disso, a oportunidade de filtrar subtemas ajudou bastante na hora de revisar temas mais específicos. Sou grato à toda equipe do EMED.



Sabrina Soares Timbó
3º Lugar em Pediatria

Utilizou: Sprint de Reta Final SURCE

A minha preparação para a prova de Residência Médica foi voltada para a SURCE e o SPRINT de Reta Final do Estratégia MED, com certeza, me ajudou bastante a alcançar o meu objetivo. Os professores extremamente capacitados, as aulas sobre os temas mais abordados da banca e os comentários das questões de provas anteriores fizeram a diferença. Sou fã do EMED e de todos os professores dessa equipe!


Banco de questões Medicina

Veja também:

Você pode gostar também