Inscrição Revalida INEP: saiba como realizar

Inscrição Revalida INEP: saiba como realizar

Você quer se inscrever para o Revalida 2024/1, mas não sabe os passos que deve seguir? O Estratégia MED te explica tudo sobre a inscrição do Revalida INEP!

O que é Revalida?

O Revalida é o exame que reconhece diplomas de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior e querem exercer a profissão no Brasil

O intuito do exame, que possui duas etapas, é avaliar as habilidades, conhecimentos e competências necessárias do médico para que ele possa atuar no Brasil e no Sistema Único de Saúde (SUS) adequadamente.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Inscrição Revalida 2024/1

As inscrições estarão abertas por cinco dias, do dia 29 de janeiro ao dia 2 de fevereiro de 2024. Já a taxa de inscrição pode ser paga desde o 1º dia de inscrição, 29 de janeiro, e sua data final de pagamento será no dia 7 de fevereiro de 2024, totalizando 10 dias de prazo.

A inscrição do Revalida 2023 seguiu o mesmo fluxo, mas com sete dias de prazo para a inscrição. Ainda, a inscrição da 1ª Etapa do Revalida 2020 e 2021 teve um prazo maior para ser realizada e ficou aberta durante 12 dias. O pagamento da taxa pôde ser realizado desde o primeiro dia da inscrição e durou pouco mais de 2 semanas.

Cadastro no site do Revalida

Para realizar a inscrição, é necessário obter um código de identificação e senha no site do Revalida. Também é durante esse processo que o participante deve escolher a cidade onde realizará a prova.

O seu cadastro servirá para alterar os dados cadastrais, acompanhar a inscrição, consultar o local de prova, imprimir a confirmação de inscrição, além de obter os resultados individuais das provas

Requisitos para a inscrição no Revalida

  • Residir no Brasil legalmente;
  • Informar o CPF e o nome completo;
  • Endereço de e-mail, número de telefone fixo ou celular;
  • Informar os dados da Instituição de Educação Superior Estrangeira em que se graduou e o ano de conclusão do curso; e
  • Diploma de graduação em Medicina ou declaração de conclusão de curso, autenticado pela autoridade consular brasileira ou Apostilamento de Haia, com reconhecimento do ministério da educação do país onde realizou o curso.

Taxa de inscrição do Revalida

A taxa de inscrição da 1ª Etapa do Revalida 2020 e 2021 foi de 330 reais, porém, desde o Revalida 2022, a taxa de inscrição é de 410 reais, valor que segue até a edição atual. O pagamento deve ser realizado por meio da GRU Cobrança e pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios.

As inscrições são confirmadas apenas após o processamento do pagamento pelo Banco do Brasil

Preste atenção no pagamento da inscrição! Se ele for efetuado após a data estabelecida, não será confirmado, independente do motivo do pagamento fora do prazo.

Requisitos para Atendimento Especializado

  • Informar a condição especial que gera a sua solicitação;
  • Solicitar o recurso de acessibilidade necessitado como prova em braile e guia intérprete; e
  • Documento que comprove a condição.

Vale lembrar que só serão aceitas solicitações de atendimento especializado dentro do período de inscrição!

Leia os editais com cuidado!

Depois da finalização, a inscrição do Revalida não pode ser cancelada, mesmo após o pagamento da 1ª Etapa da prova. Nos casos do diploma ou declaração não seguir alguma das regras, o candidato não terá a inscrição confirmada.

Caso o participante dê quaisquer informações falsas ou inexatas durante a inscrição, ou se não cumprir as condições estabelecidas no edital, ele será eliminado do teste.

Além disso, o INEP não se responsabiliza em caso de falha de comunicação, congestionamento do site ou outros fatores que impossibilitem a transferência das informações.

Para ficar por dentro dos seletivos de Revalidação de Diplomas de Medicina, Residência Médica e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também
Curso de Reta Final Revalida INEP
Leia mais

Curso de Reta Final Revalida INEP

É revalidando e está se preparando para o Revalida 2021? Gostaria de conquistar ainda mais rápido a sua…